Terceira dose da vacina

“Sete meses depois da aplicação da primeira vacina contra a covid no Brasil, um tema começa a ser amplamente discutido: a necessidade de uma terceira dose.

Em países como Chile, Israel, China e Estados Unidos ela já está sendo aplicada. No caso dos americanos, vale para quem tem imunidade baixa, como transplantados de órgãos ou pacientes em tratamento de câncer. Alemanha, França e Reino Unido também estão prevendo a aplicação da terceira dose ainda este ano e os idosos terão prioridade.

Aqui no Brasil, alguns estudos estão em curso. Um deles começou essa semana e vai acompanhar pessoas que foram imunizadas com a Coronavac. Outras pesquisas estão sendo feitas com as vacinas Astrazeneca e Pfizer.

Com o avanço da variante Delta e as indicações de que a efetividade de algumas vacinas pode diminuir com o tempo, é importante definir logo como e quando será essa imunização. Quem vai poder tomar? Será com a mesma vacina ou com uma diferente? O que é mais urgente: aplicar a terceira dose ou imunizar crianças e adolescentes?

Quem tira todas essas dúvidas é a pneumologista e pesquisadora da Fiocruz, Dra. Margareth Dalcomo, uma das maiores autoridades do país na pandemia da Covid.”

Créditos – Fonte da matéria na íntegra: Globo | Bem Estar

https://g1.globo.com/bemestar/podcast/noticia/2021/08/18/bem-estar-104-terceira-dose-da-vacina.ghtml